Assados Especiais

Pedaços de carne maiores, que satisfaçam a três pessoas ou mais, podem ser grelhados de duas maneiras: ou no espeto (enrolados, carnes do traseiro), ou na grelha (bistecas grandes, filés de porco e de vitela). Em ambos os casos, o calor deve ser regulado de tal modo que possa cozinhar o grelhado antes que a superfície fique muito dourada. Com a grelha elétrica, não há dificuldade, mas a grelha de churrasqueira exige uma atenção constante ao assado. Se necessário, pode-se embrulhar o assado em papel-alumínio, colocar o espeto mais afastado do braseiro ou a grelha mais para o alto.





No que diz respeito a grelhados no espeto, a preparação é muito importante para que se consiga um bom resultado. As carnes que mais se adaptam são as de tamanho uniforme . As partes salientes:





Devem ser retiradas, e os enrolados devem ser amarrados com linha culinária, para que se equilibrem no espeto e possam girar bem. Não se esqueça das duas garras do espeto, à direita e à esquerda, para fixar o assado. Se quiser assar um pernil inteiro, enfie o espeto bem rente ao osso, enrole o pernil com linha culinária, para que ele gire uniformemente, e prenda as garras do espeto bem firmes na carne. Aliás, uma assadeira é de grande utilidade neste caso.





Grelhe sempre com o braseiro na posição vertical, senão a gordura que pinga pega fogo. Forme com papel-alumínio uma espécie de bandeja para recolher a gordura e o suco da carne. Enquanto a carne cozinha, espete pedaços de pão branco em garfos compridos de fondue e recolha o suco da carne com eles. Quanto à gordura, nunca a retire antes de grelhar, pois ela é parte integrante da carne, mantém o aroma e não deixa a carne ressecar. Por isso, carnes enroladas de­vem ser grelhadas com a camada de gordura para o lado de fora. A carne magra, como por exemplo a de vitela, deve ser
envolvida com fatias e bacon ou pincelada várias vezes com óleo (temperado) enquanto grelha.





A temperatura interior do assado e o grau perfeito de cozimento podem ser medidos com o auxílio de um termômetro para carnes . Espete-o na parte mais grossa do assado, mas não deixe encostar no osso.

Receitas Rápidas para Churrasco