Dicas Gerais

Antes de assar a mussarela em bolas, passe-as em ovos batidos. Ele evita que o queijo derreta rápido e forma uma casquinha deliciosa!!!
Dica de Luis Fernando



Para que as costelas de boi assem por igual e mais rápido, dê um pré-cozimento rápido no fogão, antes de levá-la à churrasqueira.



Se a costela já é conhecida como a parte mais saborosa do animal, imagine a costela de um suíno (porco), que é considerado como o animal mais saboroso do mundo.


Quando fazemos um churrasco, não nos damos conta da infinidade de cortes que existem e podem nos dar prazeres tão diferentes quanto gostosos. A costela de porco é um destes exemplos. Saborosa e fácil de preparar, pode ser feita na grelha, pois é fina e tem uma boa quantidade de gordura entranhada nas fibras musculares.



Lembre-se sempre que é a gordura da carne que dá o sabor e a maciez, por isso use sempre a lógica. O filé mignon, por exemplo, não tem gordura; se for direto no espeto, sem qualquer tratamento com o óleo ou gordura, ele ficará seco e sem sabor.


Usando o raciocínio, podemos inventar ótimas receitas... Por que não colocarmos uns pedacinhos de bacon? Com certeza ele ficará mais macio e saboroso, não acha??



Para as carnes com osso, prefira as mais gordas, caso contrário elas tendem a ressecar. Após pronta retire o excesso de gordura e sirva.



Quando for comprar uma peça de picanha, o máximo que ela pode chegar a pesar é 1,200 gr caso contrário estará levando gato por lebre.

Dica de Maria Josefa



Para gelar bebidas em lata mais rápido, colocamos as latas dentro do isopor, após colocar todas as latas, coloque uma camada grossa de gelo e em seguida jogue sal, isso conservará o gelo por mais tempo e gelará muito mais rápido.

Dica de Andrey Ricardo



Para melhor temperar suínos e derivados, acrescente nós moscada ou alecrim. O sabor fica maravilhoso !!!

Dica de Valter de Almeida



Para obter uma carne mais macia, antes do churrasco, deixe-a descansar no leite. Depois é só salgar, assar e... Tenha um bom apetite!

Dica de Eduardo Goulart Santos




OS ESPETOS devem ser adequados à churrasqueira e se faz necessário que o assador tenha modelos variados, para todos os tipos de cortes e carnes.

Dica de Fracisco Roberto de Castro



Um pequeno truque para evitar que na hora de fritar aquelas deliciosas costelas, elas encolham. Faça o seguinte: antes de levá-la ao fogo, faça um pequeno corte, com a ponta de uma faca, bem rente ao osso(como se estivesse desgrudando a carne). Repita essa operação no ponto onde a gordura for mais grossa. Agora, é levá-las ao fogo e saboreá-las.

Dica de Benedicta de Pontes Novaes



Como saber o alimento está estragado: Quando você estiver cozinhando qualquer tipo de carne, peixe ou outro alimento e cismar que está estragado, coloque dentro da panela, ainda no fogo, uma colher ou qualquer pequeno objeto de prata(mas tem que ser de prata mesmo). Se o objeto pretejar, nem perca tempo experimentando essa comida. Jogue tudo fora, porque você acabou de evitar um enorme problema de saúde para sua família.

Dica de Maria do Carmo Oliveira



Como Temperar a Carne e não salgar demais: Use como medida um copo tipo americano(± 350 ml) de água e uma colher (sopa) de sal, para cada copo de água uma colher de sal. Use temperos apropriados para o tipo de carne, ou a seu gosto, coloque a quantia de liquido e temperos que cubra a carne e deixe descansar de 12 a 15 horas antes de levar ao fogo.

Dica de Juares Sandi



Para uma carne mais saborosa e macia: Toda vez que for fazer um tipo de carne na grelha, antes de levar ao fogo deixe a carne de molho no vinho durante 6 horas, para depois colocar na grelha.

Dica de Sandra Maria Pereira



Um segredo Gaúcho para tempero: Nunca tempere as carnes, antes de dar um pré assamento, colocar um pouco no fogo, até dar uma dourada, para depois salga-lá, isto evita uma desidratação da carne.

Dica de Marcello Valli Quadros



O sentir o verdadeiro sabor do churrasco: Nunca esquecer do sal grosso, e verificar se a churrasqueira está limpa, pois se estiver com plástico a carne absorve o gosto. Com isto seus convidados não irão gostar.

Dica de Henilton da Silveira Alves



Para aproveitar o queijo parmesão até o fim, enrole-o em um pano molhado por 48 horas. Depois disso raspe a superfície e assim você poderá ralá-lo com facilidade.


Qualquer ingrediente seco deverá ser peneirado antes de sua utilização (farinha, açúcar etc.)



Uma boa forma de evitar que os ovos rachem durante o cozimento é juntar um pouco de vinagre à água antes de colocá-los para cozinhar.


Com sobras de carne assada você pode preparar croquetes, bolinhos, farofa, recheios para pastéis, arroz de forno.


Junte 1 colher (de sopa) de leite à água de cozimento da couve-flor e não tampe a panela. Isso evitará que ela escureça.


O café, para ter matido seu aroma e sabor, deve ser guardado em recipiente de vidro ou louça.


Pode-se substituir o leite por creme de leite para se fazer purê. Ele ficará leve e muito gostoso.


O cheiro de uma determinada comida pode ser bem tirado de uma frigideira ou panela, ferver-se nelas um pouco de vinagre.


Pode-se substituir o vinagre por suco de limão no molho à vinagrete.


O feijão ficará mais macio se forem colocadas algumas gotas de azeite durante o cozimento.


Para que a cebola fique mais digestiva deixe-a de molho, com casca, em água quente por, aproximadamente 5 minutos.


Para conservar a cor das verduras durante o cozimento, junte um pouco de açúcar à agua.


O arroz ficará mais soltinho se forem adicionadas à água já em fervura, algumas gotas de limão.


A acidez de molhos à base de tomate pode ser corrigida com uma pitada de açúcar.


Para que a carne de peru fique bem branca deixe-a de molho em bastante água fria. Isso deve ser feito depois da limpeza e antes de se colocar o tempero. Deixe a carne de molho por 4 horas totalmente coberta pela água.


Caso a mostarda esteja ressecada adicione gotas de azeite, de vinagre e um pouco de sal e poderá reaproveitá-la.


Miolo de pão velho adicionado à água de cozimento de repolho e de couve-flor fará com que o cheiro, tão inconveniente, desapareça.


É comum o creme de leite fresco talhar quando adicionado a um molho quente. Para evitar esse inconveniente junte-lhe um pouco de farinha ou maizena.


A água onde foram cozidos legumes ou verduras poderá ser aproveitada para o preparo de arroz, feijão e caldos.


Para tirar a pele dos tomates mergulhe-os em água fervente por 5 minutos.


Para conservar sobras de gemas de ovo, coloque-as em uma tigela cobrindo-as completamente com água filtrada e leve-as à geladeira.


Para tirar o gosto de ranço do azeite de oliva basta fervê-lo com um pedaço de casca de pão.


Para conservar o extrato de tomate não utilizado, por mais tempo, coloque-o em um recipiente de vidro e cubra-o com azeite e óleo.


Para que vidros fiquem limpos e tranparentes lave-os com a mistura de 1 colher (de sopa) de vinagre diluída em 1 litro de água.


Evite o excesso de aperitivos e tira-gostos. Eles diminuem muito o apetite.


Caso o churrasco ainda não esteja pronto e o fogo começar a enfraquecer, não se preocupe. Basta ir colocando aos poucos pedaços grandes de carvão até o calor desejado voltar. Nunca jogue o carvão de uma só vez. Isso só irá piorar a situação.


Lembre-se sempre: o que assa é o calor, não a chama.


Braseiro bom é o vermelho vivo e sem fumaça.


Cada carne tem seu tempo certo e seu ponto ideal para ser servida.


A função dos temperos é a de ressaltar o sabor da carne e não de confundi-lo ou desvirtuá-lo.


Para acentuar o gosto de certas carnes magras, despeje sobre elas vinho seco ou semi (de preferência os tintos). Coloque em todo o corte somente um pouco. Somente para as carnes no ponto, pois assim o álcool do vinho poderá se evaporar.

Dica de José Carlos B. Gadelha Neto



Para aumentar o fogo da churrasqueira quando ele estiver baixo, coloque algumas linguiças ao fogo, espere até dourarem e então fure para que a gordura delas caia sobre o fogo, fazendo-o aumentar.

Dica de José Carlos B. Gadelha Neto



Quando o churrasqueiro temperar a carne para o delicioso churrasco do final de semana e, por acaso, colocar sal em excesso (percebe-se no momento em que a carne já está no fogo pois fica branca por fora), a sugestão é de dar um banho na carne com vinagre. Ficará com sabor nota 10.

Dica de Márcio César Rossini



Carne de porco, como lombo e pernil, devem ser envolvidas em papel alumínio antes de serem assadas. Assim evita-se que se queimem antes que seu interior asse, além disso, consegue-se uma cor mais homogênea e um melhor aproveitamento da gordura.

Dica de Dener Vasconcelos de Oliveira



O odor mais forte de certos alimentos que se espalha pela geladeira, pode ser resolvido, se você colocar dentro dela um pedaço de carvão. Outra alternativa é colocar, na geladeira, uma xícara de pó de café fresco, durante algumas horas.

Dica de Maria do Carmo Figueiredo




Muitas pessoas acreditam em segredos no preparo das carnes, em parte é verdade, mas uma dica gaúcha, é que após o cozimento da carne na hora de servir é fundamental , que o corte da carne seja sentido contrário ao das fibras musculares da peça dando assim aquela maciez que muitas vezes não se consegue pelo simples fato do corte final não Ter seguido este procedimento.

Dica de Marco Polo Ferraro Canio



Para fazer um timo mais saboroso: Lave e limpe bem a quantia desejada; Coloque-os numa grelha e leve ao fogo forte Quando estiverem assados coloque o sal o limão a gosto. E Bom Apetite!! Ótimo com uma cerveja gelada

Dica de Flávio Varone



O jiló, por seu gosto amargo, não é apreciado por muita gente. Para melhorar o seu sabor e evitar que fique escuro faça o seguinte: com uma faca comum, de aço inox, vá descascando o jiló deixando cair os pedaços em uma tigela com água, gelo, sal, e suco de limão. Deixe-os ficar ali, de molho, por 20 minutos. Depois é só preparar do jeito que você mais gosta.

Dica de Gilman Pinto Novaes



Se você quer fazer um churrasco mas só tem carne congelada. Coloque a carne em uma chapa de ferro (disco de Arado) com um pouco de óleo, pré aquecido. Leve ao fogo e deixe a carne por alguns minutos virando sempre. Deixe o tempo suficiente para que a carne fique selada por todos os lados. Assim, a carne não perdera o suco quando for ao braseiro. Caso você não tenha uma chapa, pode utilizar uma panela de ferro e o seu fogão.

Dica de Flávio Varone



É comum termos alguma dificuldade na hora de tirar uma forma de gelo do congelador. Para evitar que a forma fique grudada, coloque um pouco de sal embaixo dela. Para facilitar a retirada dos cubos de gelo da forma, esfregue dentro dela uma vela, antes de enchê-la com água. O gelo se despregará facilmente.

Dica de Vitor Pontes



Não se esqueça de ter por perto uma garrafinha com água com um pequeno furo na ponta para controlar o tamanho do fogo.

Dica de Alexandre de Abreu



Para o bacalhau aumentar o seu volume e ficar mais saboroso, tire todo o sal e depois coloque-o de molho em leite

Dica de Ailton Roberto



Para deixar o pastel mais crocante e macio, adicione à massa um cálice de cachaça

Dica de Ailton Roberto



Ao preparar bifes à milanesa, tempere a carne, passe na farinha de trigo, depois em claras batidas e na farinha. A clara não deixa o óleo espumar.

Dica de Ailton Roberto



Guarde as cinzas do churrasco em um saco, pois elas podem ser utilizadas no próximo churrasco para controlar o fogo da churrasqueira, pois, ao contrário da água, não diminui a temperatura do braseiro, só controla o fogo, não sendo prejudicial para a carne que está sendo assada.

Dica de Fábio Romito



Após assar uma bela Picanha, é muito bom colocar para assar queijos no mesmo espeto, fica muito saboroso, experimente!!!

Dica de Carlos Renan Vezzani



Para fazer o fogo, faça um morrinho com o carvão com um espaço no meio, pegue três folhas de jornal e faça um copinho, logo após coloque álcool no jornal, em seguida dobre o jornal em cima e coloque no meio do carvão, então acenda o fogo.

Dica do Gaucho: Roberto Pawelski