Despesas do Matrimônio

Quem deve pagar as despesas do matrimônio?





Não existem normas para quem deve pagar as despesas do casamento. Normalmente, essas despesas são pagas pelos pais da noiva, e o noivo fica então com a responsabilidade da lua-de-mel e das alianças.



Mas isso não é uma regra. Os pais do noivo e da noiva, além dos mesmos, podem reunir-se e discutirem sobre os assuntos financeiros. Eles podem fazer um cálculo dos gastos e estipular um limite para que não fique pesado para um dos pares depois que os planos estiverem sendo realizados.



Se os pais do noivo quiserem ajudar nas despesas do casamento, devem oferecer sua ajuda no momento da discussão inicial.


Normalmente, a noiva arca com o presente do casamento para o noivo; com os convites pessoais; com as acomodações ou hotel para os convidados especiais, se morarem em outra cidade; com os exames físicos, médicos e teste sangüíneo, e também, como opção o famoso chá de cozinha. Já o noivo arca com as alianças, com o presente de casamento para a noiva, com taxas do cartório, com acomodações ou hotel para os convidados especiais se morarem em outra cidade, com exames físicos, teste sangüíneo e espermograma, com a lua-de-mel, e fica como opção a despedida de solteiro.



A família da noiva deve arcar com todas as despesas da recepção como aluguel do salão, serviço de buffet completo, gorjetas, decorações, flores e músicos. Deve ainda pagar o vestido de noiva com os acessórios, os convites e as despesas do correio, o fotógrafo e video-filmagem, a cerimônia, o transporte dos noivos para a igreja e festa e o almoço para os padrinhos e madrinhas da noiva. Fica como opção o jantar para o ensaio da cerimônia..



A família do noivo fica responsável pelas roupas em geral para o casamento, algumas despesas de viagem incluídas no roteiro da lua-de-mel, pelo presente de casamento para a noiva e o noivo, e fica como opção jantar para o ensaio da cerimônia.


Os padrinhos do casamento arcam com algumas despesas para a viagem, a lua-de-mel e o presente de casamento para os noivos.